Minha lista de blogs

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PRÉ SAL


Entenda o que é camada pré - sal 


A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo.



Vários campos e poços de petróleo já foram descobertos no pré-sal, entre eles o deTupi, o principal. Há também os nomeados Guará, Bem-Te-Vi, Carioca, Júpiter e Iara, entre outros.

Um comunicado, em novembro do ano passado, de que Tupi tem reservas gigantes, fez com que os olhos do mundo se voltassem para o Brasil e ampliassem o debate acerca da camada pré-sal. À época do anúncio, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) chegou a dizer que o Brasil tem condições de se tornar exportador de petróleo com esse óleo.
Tupi tem uma reserva estimada pela Petrobras entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo, sendo considerado uma das maiores descobertas do mundo dos últimos sete anos.
Neste ano, as ações da estatal tiveram forte oscilação depois que a empresa britânica BG Group (parceira do Brasil em Tupi, com 25%) divulgou nota estimando uma capacidade entre 12 bilhões e 30 bilhões de barris de petróleo equivalente em Tupi. A portuguesa Galp (10% do projeto) confirmou o número.
Para termos de comparação, as reservas provadas de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil ficaram em 13,920 bilhões (barris de óleo equivalente) em 2007, segundo o critério adotado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). Ou seja, se a nova estimativa estiver correta, Tupi tem potencial para até dobrar o volume de óleo e gás que poderá ser extraído do subsolo brasileiro.
Estimativas apontam que a camada, no total, pode abrigar algo próximo de 100 bilhões de boe (barris de óleo equivalente) em reservas, o que colocaria o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo.

Como funciona o trabalho de exploração?

Com base em informações geológicas iniciais, é realizado um esquadrinhamento do fundo do mar - navios especializados fazem uma espécie de ultrassom da região. Esse levantamento gera informações que vão parar em computadores, que mostram, em imagens tridimensionais, os melhores locais para se começar uma perfuração. Tudo isso para alcançar com maior grau de precisão as regiões que devem ser exploradas. Afinal, todo o processo custa muito dinheiro.
No caso específico de Tupi, com todos os desafios que nunca foram enfrentados na história da indústria do petróleo, durante 15 meses um navio-plataforma recolherá informações da região. Segundo a assessoria da Petrobras, essas informações serão decisivas não só para definir um modelo de desenvolvimento da área como também das outras acumulações do pré-sal daquela bacia sedimentar.

E como fica o meio ambiente?
Em meio a comemoração do governo com a exploração da camada pré-sal, um ilustre convidado ficou de fora das festividades: o meio ambiente. Com a exploração das novas reservas petrolíferas as emissões de carbono e a poluição serão maiores.

No meio de tantos discursos em torno deste tema, o governo falou em até acabar com a pobreza, mas em nenhum momento soltou a voz para falar sobre os danos ambientais. Este assunto só foi falado quando a imprensa questionou a Petrobrás para saber o que a empresa pretendia fazer bata combater a poluição nesta atividade. Ela respondeu que pretendia usar a tecnologia de Captura e Armazenamento em Carbono, conhecida a partir de sua sigla em inglês, CCS, para impedir a emissão das milhões de toneladas contidas nos poços do pré-sal.

Segundo especialistas do Greenpeace, essa tecnologia é experimental e não estaria tecnicamente viável antes de 2030, além de ter que enfrentar algumas barreiras financeiras. Pois o custo total do uso da CCS para capturar o que se estima seja algo entre 12 e 18 bilhões de toneladas de carbono contidas no pré-sal pode chegar ao longo de todo o ciclo de exploração a centenas de bilhões de reais.

Cálculos do Greenpeace indicam que se a CCS não cumprir tudo o que a tecnologia promete, e o Brasil estiver usando todas as reservas estimadas do pré-sal, estaremos emitindo ao longo dos próximos 40 anos em torno de 1,3 bilhão de toneladas de CO2 por ano só com refino, abastecimento e queima de petróleo.

Isso quer dizer que ainda que o desmatamento da Amazônia, principal causa das emissões brasileiras, seja zerado nos próximos anos, tudo indica que as emissões decorrentes do pré-sal manterão o Brasil entre os três maiores emissores de CO2 do mundo.

Num mundo que enfrenta uma crise climática sem precedentes e onde já se criou um consenso entre os países de que é fundamental evitar que o aquecimento médio da Terra ultrapasse os 2º graus Celsius, seria normal imaginar que o governo brasileiro estivesse trabalhando duro na busca de soluções para reduzir ao máximo os impactos ambientais do pré-sal.

Pontos positivos e negativos do pré - sal
Muito se fala sobre o pré-sal e suas vantagens após a exploração nas águas profundas do território brasileiro. Fala-se também no salto econômico que o páis dará com essa riqueza que vem do fundo do mar - com o pré-sal, por exemplo, o Brasil pode se tornar um país exportador de petróleo, e o dinheiro advindo dessa riqueza pode ser investido e direcionado para a Educação, a Saúde, etc. A própria Petrobras se prepara, este mês, para a maior oferta pública de ações de sua história. A intenção é canalizar verbas para a exploração desse 'maná'.



Pontos positivos do Pré-Sal (prováveis): 

1 - Para administrar a riqueza do pré-sal o governo criou uma nova empresa separada da Petrobrás: a PPSA, que vai cuidar da administração, da exploração e vai também gerenciar o fundo que vai receber os lucros da exploração do pré-sal.

2 - As riquezas geradas devem melhorar e construir obras de infraestrutura em todo o país tais como estradas, ferrovias, portos, aeroportos e também para construir escolas e hospitais.

3 - Se o dinheiro ganho no pré sal for bem utilizado, ele pode trazer as seguintes vantagens:

- O Brasil vai ter dinheiro suficiente para investir na infraestrutura e realizar grandes obras como rodovias, ferrovias e hidrelétricas, sem precisar emprestar dinheiro no exterior. 
- Como o Brasil vai ter mais petróleo com a descoberta do pré sal, o preço da gasolina deve cair.
- Como ainda não existe tecnologia para explorar petróleo tão fundo, o Brasil vai ter que evoluir muito sua ciência para fazer esta exploração.
- Devem ser gerados tambem mais de 500.000 empregos em indústrias ligadas ao petróleo e a exploração do pré sal, muitas empresas vão crescer junto com a Petrobrás (que deve dobrar de tamanho).
- O petróleo um dia vai acabar, e se a Petrobrás, usar parte do dinheiro ganho no pré sal para desenvolver novas energias renováveis (que não acabam), vai ser tornar uma das maiores empresas do mundo. 
- O dinheiro ganho no pré sal pode ser usado para revolucionar a Educação e a Saúde no Brasil. 

Pontos negativos do Pré-Sal (prováveis): 
1 - Com a descoberta desta enorme massa de petróleo do pré sal, foi descoberta junto uma enorme massa de CO2 para ser jogada na atmosfera, através de toda a gasolina que vai ser produzida.

2 - Outro aspecto que pode ocorrer é que um vazamento nas plataformas de petróleo, pode causar um desastre gigantesco, já que é muito dificil conter óleo vazando no meio do mar (embora aqui, não precise se preocupar muito, pois a tecnologia utilizada hoje em dia já garante quase 100% de segurança nas operações, e também porque parte do dinheiro ganho vai ser investido na descoberta de energias não poluentes, compensando o estrago inicial).

3 - Se o dinheiro ganho no pré sal for mau utilizado pode acontecer o seguinte:

- O governo pode criar milhares de empregos de cabide (improdutivos), estes empregos seriam apenas ilusão, pois iriam acabar junto com o fim do petróleo. 
- Se o dinheiro do pré sal não for bem controlado e auditorado, pode ser desviado para o bolso de políticos e enriquecer líderes corruptos. 
- O dinheiro pode ser gasto em obras inúteis.
- Se parte desse dinheiro não for investido em infraestrutura, algumas cidades podem se tornar dependentes do petróleo para sobreviver e podem entrar em colapso quando o petróleo acabar (deve acabar em uns 20-30 anos). 

Discussão: 
Muito tem se discutido sobre o pré-sal, porem, até agora nada se falou sobre seus impactos ambientais. Este deve ser outro assunto na pauta do governo. De acordo com cálculos de ambientalistas, se o Brasil usar todas as reservas estimadas do pré-sal, vai emitir ao longo dos próximos 40 anos, em torno de 1,3 bilhão de toneladas de CO2 por ano só com refino, abastecimento e queima de petróleo. Isso quer dizer que, ainda que o desmatamento da Amazônia, principal causa das emissões brasileiras, seja zerado nos próximos anos, tudo indica que as emissões decorrentes do pré-sal manterão o Brasil entre os três maiores emissores de CO2 do mundo.

Finalizando: 
O petróleo do pré sal pode ser bom ou ruim para o Brasil dependendo de como for usado.


Bibliografia
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u440468.shtml Acesso em 02/11/11

http://www.algosobre.com.br/atualidades/o-que-e-o-pre-sal.html Acesso em 02/11/11

http://www.artigonal.com/politica-artigos/mas-afinal-o-que-e-o-pre-sal-1185099.html Acesso em 02/11/11

http://sakuxeio.blogspot.com/2010/09/pontos-positivos-e-negativos-presal.html Acesso em 02/11/11